Metais Desenvolvimento    /    SEC

SEC é uma ferramenta de diagnóstico e segurança local para computadores pessoais que tem a capacidade de detectar falhas de segurança que geralmente passam desapercebidas pelos anti-vírus.

Seu funcionamento é simples e objetivo. Ao invés de procurar por impressões digitais que sejam reconhecidas através um banco de dados que necessitaria de atualização constante via internet, e que ainda assim estaria sujeita a ser transposta por um vírus desconhecido, o sistema é verificado diretamente nos pontos que interessariam ou seriam utilizados por um invasor, delatando inclusive servidores de administração remota customizados nunca antes documentados.

A ferramenta roda na inicializacao do sistema, varrendo desde o registro e arquivos de sistema até as conexões e configurações da rede, e caso alguma anomalia seja detectada, reporta resultados precisos sobre o evento. O programa tambem é capaz de identificar os traços de atividade de diversas ferramentas de invasão conhecidas, e levar em conta algumas das técnicas mais incomuns e obscuras de ocultamento. O grau de sensibilidade é bastante alto, com um percentual de detecção de vulnerabilidades conhecidas superior a 99%.

Obs: A última versão de SEC para o sistema operacional Windows foi liberada em 2003, e logo imediatamente absorvida pelo projeto Sideshow, e posteriormente pelo IDS nativo de Seruus (SEC2), onde foi continuada e atualmente compõe, 10 anos depois, um dos melhores sistemas IDS/IDPS do mundo.

<< Retornar à página anterior